Muitos dizem que pessoas positivistas são alienadas, afinal como num mundo com tanta violência, miséria, corrupção, manipulação, guerras, egoísmo e devastação da natureza, pode ter algo BOM!
Eu penso ao contrário, se perdermos a capacidade de perceber o que existe de positivo perderemos o real sentido da vida.
Uma pesquisa realizada pela University College of London confirmou que pessoas felizes e positivas vivem mais. Quatro mil pessoas entre 52 e 79 anos foram acompanhadas no período e a conclusão é a de que os de bem com a vida têm 35% menos chances de morte prematura. A atitude positiva apareceu como ‘remédio’ natural contra o estresse e como mecanismo que evitar aparecimento de doenças.
Outros estudos como um realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, afirma que o bom humor reduziu a incidência de hormônios relacionados ao estresse e também fortalece o sistema imunológico, enquanto que ansiedade, depressão e pessimismo foram ligados a doenças e encurtamento do tempo de vida.
Por outro lado, vale considerar que a acidez da crítica ajuda dissolver as gorduras da ilusão, mas também massageia o ego das metralhadoras de plantão. Teorias lógicas explicam o que se deseja convencer, coisas que muitos falam, mas não são na realidade. Quantas opiniões são formadas através de um condicionamento produzido por uma mídia tendenciosa.
Em meio a tudo isso, vejo que a mesmice é meter pau no Governo, juiz que roubou para o outro time, reclamar da crise… o diferente é falar bem de algo, lógico que sem alienação ou fanatismo, mas com todo o direito de quem fez uma escolha consciente e que merece ser respeitado.
A cada segundo a vida lhe dá a oportunidade de fazer uma escolha, em cada pensamento/sentimento/atitude que você escolhe tomar posse. Reflita sobre a qualidade de suas escolhas, você pode descobrir que ser positivo amplia os seus horizontes de evolução.
André Luiz Lang é diretor da Arte Total, Holomentor Humi, Facilitador de programas para desenvolvimento de lideranças, Sócio-fundador do Instituto Consciência da Totalidade.