fbpx

  • Tipo:
  • Gênero:
  • Duração:
  • Classificação média:

A importância das plantas dentro de casa: conheça dicas valiosas

Você sabia que a energia das plantas pode ajudar na cura de emoções, sentimentos e dores da alma? É o que visa a fitoenergética, um sistema natural de cura e equilíbrio e elevação de consciência e do discernimento que pode fornecer a todas as pessoas uma ferramenta eficiente, simples e acessível contra doenças emocionais tão evidentes no nosso dia a dia. Atua além dos campos da medicina tradicional, que é estruturada apenas na questão orgânica e física e, na maioria das vezes, não consegue explicar as verdadeiras origens e causas das doenças.

Cada espécie tem uma energia

WhatsApp Image 2021-03-28 at 11.31.07.jpeg

Não basta usar qualquer planta. Você tem de saber combinar as ervas certas para as energias certas. Não é porque determinada planta é boa que vai ser boa para qualquer um. É preciso um perfeito alinhamento do campo de energia oferecido pela planta para seu campo de energia. Quando você combina as plantas certas, faz uma varredura completa na sua aura. A fitoenergética não faz a pessoa anular sua percepção de realidade, mas traz força e confiança para evoluir no seu mundo de emoções e sentimentos, enfrentando e vencendo os desafios dessa sua realidade.

Esse conjunto de qualidades cria na pessoa um estado de espírito de proteção e paz, adjetivos mais do que interessantes para que possa existir crescimento pessoal, evolução, bem-estar e a cura natural a qual todos temos direito, sem mistérios e sem complicações. Mas não basta apenas ingerir as ervas; é necessário compreender a importância de se colocar vontade e energia positiva nas intenções. A energia vital e mental impregna-se nos vegetais com muita facilidade, por isso é importante levar em conta a força do pensamento positivo.

reprodução

1

Arquiteta Alessia Colombo

De acordo com a arquiteta e alquimista ambiental, Alessia Colombo, as plantas deixam o lugar saudável em todos os sentidos! “As plantas são nossos fortes aliados. Hoje não bastam profissionais da área da arquitetura, design de interiores ou mesmo medicina cuidar apenas do seu paciente. Mas sim do ESPAÇO onde os mesmos habitem e onde são cuidados, como consultórios, hospitais ( vários já possui o selos de certificação). Nossa máxima hoje é “A Natureza é o padrão “ quanto mais pudermos ter materiais e elementos livres de Compostos orgânicos voláteis ( interferem na saúde geral ) ou parabenos ( interfere no sistema endócrino de humanos) e tantos outras cuidados, melhor é mais rápida a Cura do paciente em todos os níveis: físico, emocional e mental!”, pontua Alessia.

Formas de uso

1
  • Chá: a mais comum é em forma de chá ou infusão. Você pode tomar ou também inalar o vapor. Basta uma pequena quantidade da planta
  • Spray: você pode fazer um chá e borrifar acima da cabeça
  • Banho: o chá pode ser utilizado para jogar no corpo durante o banho, da cabeça para baixo

Partes Usadas

  • Podem ser usados frutos, flores, folhas, sementes, raiz ou casca. Essa é uma vantagem da fitoenergética, pois independe dos princípios ativos químicos das plantas, só utiliza as propriedades energéticas.

Entenda a diferença

WhatsApp Image 2021-03-28 at 11.31.07 (1).jpeg
  • Fitoterapia: utiliza o princípio ativo existente em uma planta, ou seja, os componentes químicos existentes no vegetal 
  • Fitoenergética: utiliza a vibração energética do vegetal, ou seja, o campo de energia vital que circunda a planta

As plantas e suas energias

WhatsApp Image 2021-03-28 at 11.31.10-1.jpeg
  • Alfazema: melhora a comunicação, incentiva a esperar a hora certa para dizer as coisas, a economizar com equilíbrio em qualquer aspecto; gera paz interior; favorece a lida com muitas coisas ao mesmo tempo sem gerar estresse; ajuda a planejar bem o futuro, criar visão estratégica da vida, ter empreendedorismo, não julgar o próximo, respeitar os limites das outras pessoas
  • Camomila: elimina a raiva, o ódio, as mágoas; ajuda a ter esperança e saber perdoar; elimina o medo e a falta de fé; gera otimismo e elimina o estresse emocional; acalma e relaxa em casos de nervosismo e hiperatividade
  • Capim-Cidreira: elimina pesadelos, insônia e desordens do sono; traz sono revitalizador e energizante; limpa estados obsessivos; gera harmonia; elimina a ansiedade em geral, o nervosismo e a irritação mental
  • Hortelã: limpa a mente e o campo energético; desacelera a atividade mental; transmuta as energias densas de ordem mental; alivia tensões; ajuda a parar de pensar em coisas negativas; descongestiona os pensamentos; expande a consciência; abre o chacra frontal (sexto); estimula a clarividência e aumenta a sensibilidade extrafísica
  • Malva: cria conexão com energias de esferas espirituais; ajuda a tomar decisões, respeitar hierarquias, eliminar medos, criar sentimento de justiça, aceitar as dificuldades da vida e mudar de atitude; limpa os miasmas que causam dor e desconforto físico
  • Manjericão: abre a consciência para enxergar o que está errado; estimula a busca da verdade a qualquer preço; abençoa as escolhas e as decisões; irradia energia mental
  • Morango: elimina a carência afetiva; acalma a dor por uma perda emocional forte, como falecimento, fim de um relacionamento ou notícia ruim; gera amor incondicional e paz na família; libera os sentimentos reprimidos e corta laços com pessoas já falecidas
  • Pêssego: ajuda a aceitar os próprios defeitos com harmonia para poder evoluir na vida, usufruir plenamente de sua capacidade, ter calma mental, regenerar a mente, mudar os pensamentos e atitudes; ajuda a eliminar doenças degenerativas do cérebro, paranoia e confusão nos pensamentos.

Vantagens de colocar as plantas para dentro de casa

WhatsApp Image 2021-03-28 at 11.31.11.jpeg

Investir na decoração verde vai muito além de embelezar os ambientes. De acordo com a Nasa, ter plantas dentro de casa é uma excelente opção para melhorar a saúde dos moradores, principalmente pela capacidade das espécies de filtrar os poluentes. Algumas plantas conseguem absorver as partículas com mais eficiência, mas, no geral, todas as espécies são capazes de melhorar a qualidade do ar dos ambientes.

Segundo a Nasa, algumas plantas, como o crisântemo, lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode, gérbera, espada-de-são-jorge e antúrio, têm a incrível capacidade de remover gases tóxicos de ambientes fechados. Para um resultado ainda melhor, a agência sugere que as pessoas tenham, dentro de casa, cerca de 15 plantas em vasos de pelo menos 15 centímetros. Se você mora em um apartamento pequeno ou se prefere plantas maiores, não será necessário ter tantas espécies para aproveitar o mesmo poder de limpeza do ar.

Além de purificar o ar, plantas dentro de casa ainda trazem outros benefícios para a saúde.Quando as pessoas escolhem colocar as plantas para dentro de casa, a ideia é realçar o ambiente, tirando um pouco da monocromia da casa, apostando em uma união com tons mais vivos e diferentes, como o verde natural das plantas.

O efeito visual é muito agradável e cria um clima mais ameno e aconchegante na casa. Além disso, as plantas conseguem melhorar a qualidade do ar, trazendo um maior frescor ao ar.

E não para por aí. Deixar as plantas para dentro da casa é, inclusive, uma forma mais em conta de decorar a casa gastando pouco dinheiro.

Se você já tem plantas, basta apenas realocá-las para dentro de casa. Agora, se você não possui qualquer decoração verde, o preço de um vaso com plantas é muito mais acessível que outros itens decorativos, que muitas vezes não possuem o mesmo efeito visual do verde natural.

Portanto, as vantagens de colocar as plantas para dentro de casa são:

  • Criar um clima mais aconchegante;
  • Melhorar a qualidade do ar;
  • Dar vida ao ambiente.
WhatsApp Image 2021-03-28 at 11.31.09-1.jpeg

Resfriado comum

Plantas em ambientes internos aumentam os níveis de umidade e diminuem a poeira, reduzindo as doenças relacionadas ao frio em mais de 30%.

Sonolência

O excesso de dióxido de carbono pode elevar os níveis de sonolência. Durante a fotossíntese, as plantas removem o CO2 do ar.

Estresse

As plantas podem contribuir para uma sensação de bem-estar e ajudam as pessoas a ficarem mais calmas e otimistas. Além disso, sabe-se que as plantas reduzem a pressão sanguínea devido à sua natureza de aliviar o estresse.

Plantas dentro de casa trazem benefícios para a saúde

Dor de cabeça

Respirar ar contaminado aumenta as dores de cabeça. Por produzirem oxigênio e diminuírem o nível de dióxido de carbono no ar, as plantas também ajudam a combater este mal.

Congestionamento

Algumas plantas como o eucalipto podem ajudar a limpar as secreções e melhorar o congestionamento do sistema respiratório. Esta planta age como um antisséptico natural e deve ser usada apenas como inalante.

Pele seca

As plantas são um umidificador natural. Ao colocar um vaso de hera-inglesa dentro de casa, será possível perceber um aumento da umidade nos ambientes internos, principalmente em regiões de clima seco.

Relaxamento

É impossível observar as pétalas vibrantes da violeta africana (Saintpaulia ionantha) sem sentir a calmaria da cor! De acordo com a NASA, é científico: a espécie causa um pequeno estímulo para a liberação de adrenalina em nosso corpo, que aumenta os níveis de energia e oxigenação, nos ajudando a relaxar.

Elas são umidificadores naturais

Em vez de comprar um eletrodoméstico grande e difícil de camuflar ao décor, invista em algumas samambaias-americanas (Nephrolepis exaltata) pela casa. As plantas liberam umidade por sua transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais agradável.

Algumas são remédios naturais

De acordo com o National Institutes of Health, a aloe vera era conhecida como a “planta da imortalidade” no antigo Egito e usada para curar feridas. Hoje em dia, costumamos usá-la para tratar queimaduras solares e ela é princípio ativo de diversos tratamentos de beleza.

Elas inspiram criatividade

Quem realiza trabalhos criativos pode se beneficiar das plantas! De acordo com o expert em jardinagem da Costa Farms, Justin Hancock, folhas coloridas trazem inspiração e energizam o que há ao seu redor.

Plantas dentro de casa trazem benefícios para a saúde

Insônia

Sim, as plantas podem ajudar a melhorar a sua noite de sono! Algumas espécies, como as margaridas e gérberas, liberam oxigênio à noite, portanto, ao colocar estas plantas próximas à sua cama, você terá oxigênio extra, o que ajudará no seu sono.

Podem minimizar alergias

Se você sofre de alergias, pode usar plantas sem flores como suas aliadas. As folhas do clorofito (Chlorophytum comosum) absorvem alergênicos como mofo e poeira. A lista da NASA sobre plantas que podem limpar o ar mostra que essa espécie consegue eliminar quase 90% das toxinas de um ambiente. Veja 19 plantas que purificam o ar, segundo a NASA.

Plantas limpam o ar

A mesma pesquisa mostra que a hera (Hedera helix) é a número um em filtrar o ar, principalmente quando este tem concentrações de formaldeído.

Suas cores acalmam os olhos

Entre os benefícios decorativos das plantas está, de acordo com a Good Housekeeping, o alívio dos olhos cansados. Observar as folhas verdes após horas trabalhando na frente de um computador pode ser uma boa pedida, já que o tom é percebido pelo cérebro como suave.

1

Elas ajudam na concentração

Um estudo do Royal College of Agriculture descobriu que os alunos prestavam 70% mais atenção quando em um ambiente com plantas. Se sua casa não possui muita luz, aposte em algumas variedades que se dão bem nos ambientes fechados. Na dúvida, escolha o bambu – ele também ajuda com as energias relacionadas ao Feng Shui.

WhatsApp Image 2021-03-28 at 11.31.12-1.jpeg

São decorativas

As plantas são um dos elementos essenciais das casas realmente estilosas. Além das inegáveis qualidades naturais, elas também podem ser usadas pelas suas cores, complementando o décor.

O estresse vai embora

Anda arrancando os cabelos no trabalho? Um vaso de plantas em cima da mesa pode te ajudar a respirar fundo e se acalmar. Um relatório do Journal of Environmental Psychology aponta que flores como o Antúrio ajudam a diminuir os níveis de estresse.

Vale lembrar que cada espécie precisa de um cuidado especial. A luz, o clima e a temperatura dos ambientes interferem de forma direta no crescimento das plantas, por isso certifique-se de colocá-las no lugar certo para garantir que elas recebam os nutrientes necessários para se desenvolver.

Aprenda a usar as plantas dentro de casa

WhatsApp Image 2021-03-28 at 11.31.08.jpeg

As plantas não são objetos decorativos comuns. É preciso saber utilizá-las em prol de uma decoração mais agradável e sutil.

Saiba, antes de tudo, que as plantas podem ser colocadas em praticamente qualquer ambiente da casa, desde a sala e cozinha,  até o banheiro.

Após definir onde quer colocar as plantas, chegou o momento de escolher o tamanho delas.

De modo geral, plantas maiores  são muito mais utilizadas na sala, perto da porta de entrada ou ao lado de sofás e estantes, principalmente porque a beleza e imponência delas causa um lindo efeito visual.

Já as plantas pequenas funcionam melhor nos demais ambientes, onde elas se tornam parte da decoração, de uma forma mais sútil.

Quanto aos tipos de plantas, não especificamente uma espécie melhor que outra. A melhor dica é procurar um profissional que possa te auxiliar e escolher o tipo de planta que será melhor para a sua casa de acordo com seus gostos e preferência.

Abaixo, você confere algumas referências e inspirações ótimas que vão te ajudar a entender a importância das plantas para dentro de casa.

A importância das plantas para dentro de casa: conheça dicas valiosas
A importância das plantas para dentro de casa: conheça dicas valiosas
A importância das plantas para dentro de casa: conheça dicas valiosas
A importância das plantas para dentro de casa: conheça dicas valiosas
A importância das plantas para dentro de casa: conheça dicas valiosas
A importância das plantas para dentro de casa: conheça dicas valiosas

Agradecimentos:

reprodução

1

Arquiteta Alessia Colombo
Profissional Do Healthy Building Certificate onde o objetivo é criar e manter construções que melhoram a saúde e o bem-estar. Com a missão de garantir espaços saudáveis ​​para uma sociedade de bem-estar. (insta: @alessiarq)

Fontes: Extra, Diário da Região São José do Rio Preto, Brightnest

WhatsApp Image 2021-01-10 at 12.08.05.jpeg

*Cris Ávila, é holomentora na Academia de Autoconhecimento Humi, Fisioterapeuta Integrativa no Espaço Vida Terapias Integrativas, e jornalista no site Mídia Hoje (e-mail: contato@crisavila.com.br)

Role para cima