Blog Artigos e Podcast

ADIVINHE EM QUE DEGRAU VOCÊ ESTÁ

Comentários
1627
02 Out 2009

 Tudo começa assim: adivinhe em que degrau você está? Para saber, tente adivinhar de onde vem a Teoria dos Quatro Elementos - Fogo e Ar, Água e Terra? Afinal, vivemos esbarrando neles o tempo todo.

Se você pensou nos gregos acertou em cheio! Existia um tal de Empédocles que, quinhentos anos antes de Jesus, filosofava noite e dia. O cara filosofou tanto, que chegou à seguinte conclusão: "Bem, vejo quatro tipos possíveis de estruturas que dão vida: terra, água, fogo e ar... Sim, vou chamar estas substâncias de elementos. É o que vejo."

Começou assim, porém, cem anos se passaram... Cem anos! Ora, apareceu um outro cara que ficou famoso: Aristóteles. Ele não só manteve a teoria como acrescentou as propriedades dos Elementos: Terra é fria e seca. Água é fria e úmida. Ar é quente e úmido. Fogo é quente e seco. Sempre tem um quesito a mais porque todo sábio grego adorava filosofar. E pensa daqui e pensa dali, Aristóteles disse:

"Tem de haver alguma coisa a mais... Tem de haver um quinto elemento, algo que seja responsável por uma substância se transmutar em outra, quando estes quatro se juntam. As permutações dos quatro elementos, conforme o jogo de suas proporções, não pode ser movido pelo acaso. Tem de haver um quinto elemento operando essas transmutações. O que será? O que será? Eu não sei o que é... Mas, vou chamar de "quinta-essência" e o processo de "transmutação"".

Então, estava postulado o desconhecido "quinto elemento" e mais um vernáculo usadíssimo no mundo da Nova Era - "transmutação".

Não está faltando "quinta-essência" na cabeça de muita gente? Aí é que você se engana. Tem gente capaz de raciocinar filosoficamente. E quem o faz, muito se aproxima da idéia de Deus.

Agora, se você olhar para outro lado, sim, vai encontrar gente que não pensa nem reflete; não entende nem compreende; não raciocina nem discerne; não filosofa e nem descobre nada de novo. E, afinal, diz: - "Ora, eu não sou gênio".

Não é gênio porque não desenvolve o raciocínio filosófico... Porque não permuta nem troca corretamente; mal sabe o que é compartilhar idéias. Taí o desafio. Queremos refletir sobre a "quinta-essência"? Queremos procurar nos livros dos físicos clássicos ou modernos? Na Bíblia Sagrada de diferentes povos? Na Sabedoria HUMI?

Seja na ciência ou na religião, pode acreditar: todos vão além do quinto elemento. Podemos deixar as celebridades em paz e usar a nossa própria "quinta-essência".

Raciocinemos qual é a essência que transforma espermatozóide e óvulo em feto, bebê, criança, jovem, adulto, ancião, defunto, micróbios, aneróbios, fluidos e... Salve sua quinta, sexta, sétima ou centésima quadragésima quarta essência...

Você já notou que indivíduos em todas as áreas do esforço humano vão buscar nos gregos, algum postulado ou conceito, com bastante freqüência? Até para dar nome aos filmes? É verdade...

Foi assim também que começamos a modelar a Holonomia - Filosofia e Ciência da Totalidade, mas pegou mesmo foi o nome de Sabedoria HUMI, através da nossa coleção de livros intitulada "O PADRÃO HUMI". Porém, quando holismo era apenas uma palavra desconhecida, haja gente a explicar que HOLO vem do grego. Até compreenderem "holo", isto deu muito rolo. Finalmente, holismo pegou.

Mas, para muita gente "quinta-essência" está para Empédocles como física quântica está para Aristóteles.

Quando implantamos a ACADEMIA HUMI, perguntavam: tem musculação? Tem! Musculação dos neurônios. Tico e teco vão além de sexo, dinheiro e instinto gregário. É academia de que? É Academia de Autoconhecimento HUMI. Ah, bom... Mas, o que é autoconhecimento?

Ora, se respondêssemos que autoconhecimento não é aloconhecimento, que isto se refere ao mundo interno e não ao mundo externo, ninguém compreenderia. Todo esse palavrório está distante do povão e não desperta na massa a menor curiosidade, porque "estamos falando grego".

Por outro lado, os que se interessam acabam se transformando numa massa crítica, produzindo uma nova geração de pensadores, gente capaz de formar opinião e influir no destino do mundo. Esse número de pessoas já não é tão pequeno.

Saiba: quando uma aspiração superior salta do seu interior, você parte para o essencial, começa a procurar livros, pessoas, grupos e fontes de informação. O que aconteceu com você? Aconteceu que você está no limiar entre o mundo funcional e o mundo essencial. É uma transição em sua vida, simbolicamente você está atravessando uma ponte ou subindo um degrau. Você até muda de tribo, muda seu pensamento e começa a prestar atenção em suas atitudes. Teorias começam a lhe interessar. O mundo dos conceitos começa a ter acesso em sua mente.

Então, você chega a este artigo por causa de um título e não sabe para onde a sua mente será levada, nem o que ela descortinará. Sabe por que, então, você está aqui e agora, lendo? Com toda certeza, não é porque o título lhe chamou a atenção.

Isto significa que você já está pronto ou pronta para ir além dos Quatro Elementos. Avance sem medo e vá além dos números nesta escadaria, pois seria muita pretensão de nossa parte dizer em que degrau você está. O mundo essencial é belo e é todo nosso. Você está subindo uma escada e só podemos lhe desejar uma vitoriosa ascensão!

por M. Nilsa Alarcon e J. C. Alarcon

0.0
Última modificação: 28 janeiro 2015 04:53
Artigos Relacionados: DEUS FALANDO COM VOCÊ Liberte essa força dentro de você! Agradecimentos - Vocês conhecem o reino das pedrarias Por que vocês acendem velas? Esta obra ensina o uso de velas e essências Um País e Dois Estados - Paraíso e Inferno Se o Instinto Não Quer... Você Não Faz? O AMOR É UM ESTADO
swine flu

Descubra seu Anjo

Novo
descubra_seu_anjo

Últimos Twitter

Siga-nos